As crianças ouviam a história e perguntavam sobre alguns trechos, querendo saber sobre os diversos personagens do livro. Como a sua escola está se preparando para implementar as novidades da BNCC na Educação Infantil? O Poliedro Sistema de Ensino tem tudo o que a sua escola precisa para escrever mais um capítulo de sucesso.
Os responsáveis também conseguem enviar recados para tirar dúvidas e a escolinha pode respondê-los em horários que configurar previamente no app. Tal movimento teve início logo após a aprovação da BNCC em 2017 e, hoje, 100% de todos os currículos estaduais e municipais, da Educação Infantil até o Ensino Médio, estão reformulados e em processo de implementação. Depois da aprovação da BNCC, deu-se início à (re)elaboração dos currículos das redes municipais e estaduais.
Assim, ela deve ser instigada a observar como é a vida delas, com o que trabalham, quais os costumes que têm etc. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) promove a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento para todos e cada uma das crianças e jovens na Educação Básica. É por meio dela que, como Nação, definimos qual a formação que queremos para nossos estudantes, futuros cidadãos. É, portanto, uma conquista da sociedade brasileira que, para avançar e se desenvolver, depende de educação de qualidade para todos. Nesse post, você viu quais são os novos focos da BNCC na Educação Infantil a partir dos conceitos de direitos de aprendizagem e campos de experiências, os quais estão ligados com os eixos estruturais desse segmento – interagir e brincar. Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
A coletânea traz como benefício o fato de estar disponível às crianças sempre que elas quiserem, de forma autônoma, investigar as escritas. Instigadas a aprender mais sobre como se lê e como se escreve, as crianças observam atentamente a ocorrência da escrita em seu entorno. A turma também foi filmada para que observássemos o que já estava bom e o que precisava ser melhorado.
Importância da BNCC na Educação Infantil
Listamos abaixo quais são os direitos de aprendizagem que aparecem na BNCC sobre a Educação Infantil e qual é a proposta de cada um deles. Para utilizá-la, acesse nossa seleção e, na parte de cima da página, verifique que filtros você deseja aplicar na busca. Além da idade, do tipo de leitura e do assunto, há muitas outras opções para encontrar o título ideal! Aproveite para explorar ao máximo esse recurso incrível a favor da educação e da literatura infantil. Aqui vale lembrar que não estamos falando de formação continuada estrita em termos de conteúdo, ou seja, disciplinas como português, matemática e história, mas também da formação integral das crianças como seres complexos que são. Para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, a Base deve ser implementada em sua totalidade nas escolas até o início de 2020.

ENEM e defasagens de aprendizagem: Movimento pela Base participa de reportagem no Jornal Hoje
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento homologado pelo Ministério da Educação (MEC) e reúne uma série de diretrizes e orientações que devem guiar a educação geral básica nas escolas brasileiras. Ademais, “O Eu, o Outro e o Nós” favorece a compreensão do mundo, pois à medida que a criança conhece estilos plano de aula e modos de vida diferentes, a tendência de serem criados estereótipos e preconceitos diminui. Esse fator é de extrema relevância para a formação de um cidadão empático e acolhedor. É mãe da Maria Clara, com quem compartilha o amor pelos livros e pelas histórias, tanto as já escritas quanto aquelas inventadas.
Conheça os direitos de aprendizagem propostos pela BNCC para a Educação Infantil
A partir das ações propostas por esses direitos é que são aplicados os campos de experiência. Segundo a BNCC, esses campos de experiência acolhem situações e experiências concretas da vida das crianças, entrelaçando-se aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. Todo o corpo de profissionais da escola, em especial os professores, precisam ser capacitados continuamente para compreender, dominar e saber aplicar diversas práticas pedagógicas em sala de aula. Não adianta mudar o currículo e adaptar o projeto pedagógico se o corpo docente não for envolvido e considerado no processo. A BNCC propõe que as escolas promovam experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar o seu entorno. Além disso, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às curiosidades e indagações.
A criança explora o espaço em que vive e os objetos a sua volta com o corpo, por meio dos sentidos, gestos e movimentos. É nesse contexto – a partir das linguagens como música, dança, teatro e brincadeiras – que elas estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos. Outra dica importante é sempre disponibilizar, para o manuseio dos bebês e das crianças bem pequenas, os livros que acabaram de ser lidos pelo professor ou professora, assegurando, assim, um contexto mais favorável à imitação imediata. Os brinquedos e os demais materiais podem ser explorados autonomamente pelas crianças, mesmo porque a piscina inflável adaptada como ambiente de exploração possibilita a interação em pequenos grupos com segurança. Desenvolvemos, então, um projeto de investigação e de leitura de histórias para que crianças pequenas conhecessem a forma de viver, pensar e agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas, a fim de estabelecer relações com seu grupo social. Projeto de incentivo à leitura e valorização da cultura sul-mato-grossense, contextualizando experiências próximas da realidade das crianças de três anos, tornando mais prazerosos e significativos os momentos de interação e ampliando seus conhecimentos sobre os assuntos abordados.
Naquele momento, resolvi falar sobre bullying na escola, chamando também a atenção desse primo, e explicando a ele que aquela não é uma prática saudável para a vida das pessoas. Nesse sentido, nossas ações estiveram sintonizadas com iniciativas de vários setores do “Movimento Negro”, que priorizam a educação como importante ferramenta para a inserção da população negra em variados espaços da sociedade brasileira (Rodrigues, 2004). A equipe pedagógica se dispôs a ajudar, dando o suporte necessário para a compra de materiais pedagógicos e a execução do trabalho.