Então, o que é música afinal?

Então, o que é música afinal?

Apesar de o seu auge ter passado, o axé foi se transformando e continua presente dentro e fora da Bahia. Mas, também vale dizer que os tipos de músicas podem ser misturados. Uma vez que duas ou mais pessoas dominam a mesma linguagem com um grau de domínio mínimo, elas passam a trocar mais ou menos os mesmos significados, como sons, padrões gráficos ou imagéticos, etc. Logo, são capazes de se entenderem, compartilhando e gerando mais significados ainda na interação.

Assim, ‘casa azul’ é um macro-significado, composto pelos significados simples de ‘casa’ e ‘azul’. O próximo passo da pesquisa, afirmam os cientistas, será incluir outros aspectos, como a intensidade da batida, o que poderá tornar a identificação do gênero ainda mais exata. A ópera surgiu na Itália, e é geralmente apresentada em latim ou italiano. A música erudita ou clássica é caracterizada por uma música refinada e agradável, apresentada de forma instrumental, que chegou ao ápice com os grandes gênios da música, entre eles, Haendel, Bach, Haydn, Mozar e Beethoven. A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região.

Lá, encontraríamos categorias comparáveis desde as partes mínimas de ambos (letras das palavras e notas das músicas), quanto do ponto de vista mais abstrato (gênero). Sendo assim, vamos tentar esboçar aqui algumas características genéricas de alguns gêneros musicais conhecidos. A natureza artística da música e os vários critérios para classificar os gêneros fazem com que o resultado pareça, muitas vezes, subjetivo e confuso demais, sendo que alguns gêneros podem se sobrepor a outros. Por exemplo, algumas músicas presentes em albuns de heavy metal (link) são tão “leves” quanto a maioria das músicas de artistas românticos, logo, porque são de gêneros diferentes? No gênero brasileiro sertanejo, vemos as mais variadas estruturas e arranjos, muitas sequer utilizam os instrumentos clássicos do gênero, que são o violão, a viola caipira e a sanfona (link).

Usando clustering hierárquico, uma representação visual de frequências rítmicas, os pesquisadores foram capazes de discriminar entre as músicas e chegar a uma forma possivelmente inédita de definir gêneros musicais. Eles estudaram quatro gêneros musicais – rock, blues, bossa nova e reggae – analisando músicas sertanejas antigas mais tocadas 100 canções de cada categoria. Música tradicional ou folclórica é aquela que simboliza as tradições e costumes de um povo, passadas de geração a geração, como parte dos valores e da identidade de um povo. A música tradicional representa as crenças e as tradições de uma determinada região.

Como podemos classificar a música?

Michael Jackson e Madona serviram de parâmetro para o pop americano e para um grande número de seguidores. Mesmo sendo uma cantora de axé, ela se propôs a interpretar “Easy”, do grupo Commodores; e “More Than Words”, do Extreme, no Rock In Rio de 2011. Também já enveredou algumas vezes pela MPB, como em “Quando a Chuva Passar” e “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”. Há artistas, porém, que mesmo sendo reconhecidos como representantes de uma vertente musical específica, ousam passear por outros estilos. É uma estratégia interessante até para facilitar a vida do ouvinte, que descobre bons músicos a partir de determinado gênero musical. Mesmo que você ainda não tenha usado, deve ter ouvido falar das plataformas de streaming de música, como Spotify e Deezer.

Inclui, por exemplo, a cantiga de roda, repente, maxixe, congada, umbigada, entre outros estilos. Gênero mais escutado nas rádios do Brasil, o sertanejo é o 6° ritmo da nossa lista de tipos de músicas e tem suas raízes na música caipira, lenta e cheia de melancolia. A partir dos anos 80, ganhou outras proporções com as duplas sertanejas famosas até hoje, como Chitãozinho & Xororó.

Ritmo

‘Item linguístico’ é, portanto, um termo geral que inclui as classes, os sistemas e as estruturas da língua. Na música, podemos exemplificar algo parecido através dos ‘acordes’, que são a união de três notas de uma escala tocadas simultaneamente. Os acordes ocorrem junto às ‘escalas’, que são um conjunto de notas que seguem um padrão específico.

Orquestra filarmônica: uma história dedicada à boa música

Cada item linguístico possui o seu lugar no todo, e esse lugar determina a forma como o item linguístico está organizado (ver Quadro 1). Dependendo da forma como classificamos os itens linguísticos da gramática, eles serão organizados segundo diferentes classes. Aprendemos também, no artigo “O que quer dizer quando a gente diz o que a gente quer dizer? ”, sobre o item linguístico, que é qualquer parte da língua que possui alguma forma de organização. Da mesma forma, o item linguístico gramatical é qualquer parte da gramática que possui organização.

Aulas de Teoria Musical

Todos os direitos dos artigos aqui publicados estão reservados. Portanto, esse tipo de categorização pode não ser tão simples quanto parece. Mas é a forma mais viável comercialmente de se vender a música.