Benefícios comprovados da quinoa para a saúde

Benefícios comprovados da quinoa para a saúde

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de quinoa cozida, sem óleo e sem sal. Desta forma nos livramos das camadas de saponinas, um componente que só traz um sabor amargo a este cereal. Uma vez que este passo esteja concluído, proceda para ferver a quinoa em uma panela boa por cerca de min até que a água esteja fervendo. Além disso, vale ressaltar que na quinoa encontramos aminoácidos como triptofano, metionina, cisteína, lisina e cistina, ao mesmo tempo em que também possui ácidos graxos essenciais.

Lembrando que o consumo do grão não substitui uma consulta com um médico para o melhor tratamento. A anemia é uma condição muito comum na medicina e acontece devido a insuficiência de um ou mais nutrientes essenciais para o nosso corpo, o que leva a redução de glóbulos vermelhos (eritrócitos) no sangue. Se já, não ignore esse conselho valioso e coloque na lista desses alimentos a quinoa. Dessa forma, a longo prazo, você estará prevenindo seu corpo contra doenças como a osteoporose.

A quinua tem um baixo índice glicêmico, o que é bom para o controle do açúcar no sangue

Acrescente a farinha integral e a farinha de quinoa ao recipiente e mexa bem. Em sequência, coloque a ½ xícara de farinha branca, a farinha de glúten, sal, o mel e o azeite e misture até chegar a uma massa homogênea. Na maioria das receitas o que se tem é que se deve considerar a proporção de um para um. Se a receita original pede duas xícaras de farinha de trigo, o ideal é colocar uma xícara de farinha de trigo e uma xícara de quinoa.

“Além dos grãos, pode ser encontrada em farinha e em flocos. É possível preparar receitas e substituir por outros carboidratos, deixando ainda mais nutritivo”, explica a nutricionista. Ele também é rico em fibras que melhoram a digestão e regulam o funcionamento do intestino. Além disso, as fibras agem como um prebiótico, que melhora o equilíbrio da microbiota e protege contra o desenvolvimento doenças inflamatórias intestinais. Rica em fibras, minerais, antioxidantes e todos os nove aminoácidos essenciais, a quinua é um dos alimentos mais saudáveis e nutritivos do planeta. Além de ser um alimento rico em nutrientes como proteína e ferro, pode ser utilizada em vários pratos, dando para variar em diversas receitas e não deixar de fora da alimentação todas as vantagens da quinoa.

Adicionar alimentos ricos em fibras, como a quinoa, à dieta pode ajudar a apoiar sua saúde digestiva, promovendo movimentos intestinais regulares e alimentando bactérias benéficas do intestino. Alguns estudos sugerem que comer quinoa poderia beneficiar certos aspectos da saúde. Um estudo realizado em 2020 em 40 adultos mais velhos fez com que os participantes comessem 15 gramas de biscoitos de farinha de quinoa diariamente durante 28 dias. Além disso, estudos descobriram que comer quinoa e produtos à base dela pode trazer a regulamentação do açúcar no sangue, plenitude e controle dopeso corporal. Assim, é um alimento que pode fazer parte da dieta de pessoas com doença celíaca.

Cozinhar a vagem, a couve-flor e a quinoa durante dez minutos, apenas com água. A seguir, colocar o azeite em uma panela e refogar a cebola e o alho-poró. Adicionar a vagem, a couve-flor, a cenoura ralada, a quinoa, as ervas aromáticas e o sal, e misturar. A quinoa é muito versátil, podendo ser consumida cozida, em preparações como guisados, com legumes ou em saladas, além de também poder ser utilizada para preparar hambúrguer vegetariano, por exemplo. Além disso, os fitoecdisteroides da quinoa, como a hidroxiecdisona e a maquisterona, podem ajudar a prevenir ou auxiliar no tratamento da osteoporose na pós menopausa.

Quais as contra indicações da quinoa?

Por essas qualidades, é indicado para as pessoas que buscam perder peso, anêmicas, celíacas e também aos adeptos de dietas veganas ou vegetarianas. Como se já não fosse o suficiente, se tornou um alimento querido até da NASA, pois foi selecionado como um dos alimentos fundamentais dentro da dieta dos astronautas em vôos espaciais de longa duração. A quinoa é um alimento muito nutritivo, considerado o mais completo dentro do reino vegetal. É até mesmo comparado ao leite materno, por seu valor nutricional e diversas propriedades. Confira a seguir dois vídeos sobre a quinoa e as suas propriedades para a saúde e boa forma. A quinoa de cor branca é o tipo mais comum de se encontrar, mas existem também as variedades vermelha e preta desta semente.

Weetabix 95% de trigo integral

A quinoa em farinha pode, por exemplo, ser substituta da farinha de trigo em receitas de bolos e biscoitos. A quinoa é rica em fibras que melhoram a digestão e regulam o funcionamento do intestino. Além disso, as fibras agem como um probiótico, reduzindo a inflamação intestinal, protegendo contra o desenvolvimento da síndrome do intestino irritável, da colite ulcerativa e da doença de Crohn. Apesar de possuir as vitaminas C e E em sua composição, que são poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios, não é por esses nutrientes que a quinoa é reconhecida. O grão se destaca por ser uma fonte importante das vitaminas do complexo B – mais especificamente as vitaminas B1, B2, B3, e B6. “Elas são parte essencial para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios”, declara Israel Adolfo.

Quinoa pode ajudá-lo a perder peso

A quinoa também contém triptofano, o aminoácido responsável pela síntese da serotonina, o neurotransmissor relacionado a sensação de bem-estar e ao humor. Existem, com certeza, mulheres que não apresentam alterações no humor e no corpo quando estão entre os dias que antecedem a menstruação e até mesmo naqueles dias, mas para muitas esse período do mês pode ser um pesadelo. Alguns estudos mostram que a concentração desses flavonoides conseguem ser superiores aos encontrados em frutas vermelhas como a cranberry, famosa por suas ações antioxidantes. Contém, inclusive, quantidade significativa de antioxidantes de quercetina e Kaempferol. Outra qualidade do grão é o fato de não conter glúten, podendo ser utilizada para enriquecer a dieta de pessoas celíacas, ou seja, alérgicas ao glúten.

Você já deve ter ouvido, em algum momento da sua vida, o quanto cálcio faz bem para os ossos e como é importantíssimo ter em sua dieta alimentos ricos nesse mineral. Quanto ao preparo, fique tranquilo, pois não é nenhum bicho de sete cabeças. Além de existir várias receitas que incluem esse grão, ele também rende. Estes são micronutrientes bem importantes para a nossa saúde, responsáveis por benefícios associados à ação anti-inflamatória, antiviral e até mesmo relacionadas a prevenção do câncer e de depressão.

Depois de desligar a panela, reserve os grãos em uma tigela e espere esfriar. Nas receitas do dia a dia, como o arroz e feijão, uma colher de sobremesa de farinha de quinoa é o suficiente e não vai alterar o sabor. A farinha de quinoa pode ser utilizada como uma opção à farinha de soja, sendo base para receitas de bolos, pães, biscoitos e massas. Algumas receitas de panqueca e macarrão são realizadas com esse tipo de quinoa.

Os Benefícios da Quinoa Para Saúde são variados, pois a Quinoa possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso a Quinoa não é tão popular como outros grãos como trigo ou cevada, mas tem sido cultivada por pessoas que residem nas regiões montanhosas andinas do Peru, Chile, Equador e Bolívia. Pode o consumo regular de quinoa traz vários benefícios melhorar os níveis de açúcar e colesterol no sangue e até mesmo ajudar na perda de peso. É bom não exceder a quantidade de água para que não vire uma “papa” e também para aproveitar melhor seus nutrientes. A canela é uma especiaria rica em compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes.

No entanto, acredita-se que quando o alimento é preparado e lavado adequadamente não apresenta riscos e essa substância não se faz presente, pois se dissolve na água. Sem dúvidas esse grão é nutritivo e tê-lo na dieta é algo positivo, contudo, deve ser consumido com moderação e intercalado com outros tipos de grãos, dentro de uma dieta equilibrada. É possível encontrar a quinoa (pó, grãos e em flocos) em supermercados, casas de produtos naturais e lojas físicas e online.