Sem dúvida, o YouTube é um dos melhores lugares para aprender algo novo. Não apenas educação formal, mas culinária, pintura, direção e até esportes de aventura – você pode aprender quase tudo aqui. É fato que os vídeos são mais eficazes para despertar nosso interesse, o que explica porque o TEDx Talks tem mais de 9 milhões de inscritos. O YouTube é talvez a melhor coisa que saiu da Internet na última década. Talvez, porque o YouTube é o substituto da TV, a coisa que os adultos que adoram criticar a geração mais jovem cresceram assistindo.
YouTube ajudou a gerar mais de 140 mil empregos e colaborou com 4,55 bi para o PIB brasileiro em 2022
Isso evidencia os valores de representatividade, liberdade de expressão e diversidade da plataforma. Um canal no YouTube ajuda na divulgação da marca, melhora o relacionamento com o cliente, informa, entretém e traz uma série de oportunidades de negócios. Por isso, preparamos 10 razões que evidenciam a importância dessa ferramenta para a estratégia das empresas. Música é um dos pilares do YouTube, por isso a plataforma trabalha para garantir que os artistas prosperem e sejam recompensados adequadamente por seu trabalho, além de abrir portas para que os independentes alcancem um público local e global. 77% das gravadoras com canal no YouTube concordam que a plataforma aumentou a oferta de talentos criativos no setor. O YouTube vem dizendo isso há anos que leva a sério a violação de direitos autorais.
Qual é a importância do vídeo?
O agronegócio é um termo que se refere à união de diferentes atividades ligadas, de maneira direta ou indireta, a qualquer parte da cadeia produtiva agrícola ou pecuária. Em contrapartida, o setor é um dos maiores da economia, está em constante expansão, além de ter avançado muito nos últimos anos graças ao emprego de tecnologias modernas no campo. Todos os setores do mercado foram largamente influenciados pelo surgimento de novas tecnologias, não há como negar isso. Esses avanços vão desde a medicina à ascensão dos robôs na indústria, e nos últimos anos esse processo tem sido mais rápido ainda. Discutir os pontos positivos da tecnologia, bem como os negativos, nos dá um entendimento melhor de como ela está mudando nossas vidas em casa e no trabalho.
Inovação em muitas áreas
Apesar de a agricultura familiar ter uma forte presença no país, grande parte do que é produzido é voltado para o mercado interno, sendo as culturas mais diversificadas. À medida que o agronegócio ganha força, ele oferece aos produtores maior acesso a conhecimento técnico e alternativas para implementação de novidades em suas propriedades. Uma das vantagens do agronegócio no Brasil e no mundo é o incentivo a diferentes abordagens agrícolas. Por maiores que sejam as mudanças no mercado e os problemas existentes devido às diferenças sociais, é fato que hoje em dia o acesso ao alimento tem um custo menor para o consumidor, que tem várias opções disponíveis. Um dos principais ganhos com a modernização foi o aumento significativo da produtividade, o que permite a produção em larga escala, mesmo sem necessariamente expandir a área de cultivo.

As crianças e os adolescentes se identificam com os youtubers, pois possuem praticamente a mesma faixa etária, estão em séries próximas na escola, curtem as mesmas músicas, filmes, séries e livros. Além disso, situações comuns da vida de um jovem são compartilhadas diariamente por esses influenciadores na internet. Foi no YouTube que o cantor Jaloo começou a postar vídeos fazendo covers em seu quarto em Castanhal/PA. Jaloo aprendeu em tutoriais na plataforma, a usar ferramentas que foram essenciais para produção de conteúdo de seu canal. Com dois álbuns lançados em apenas três anos, hoje, um de seus videoclipes mais assistidos, “Céu Azul”, com MC Tha, tem mais de 7,4 milhões de visualizações. O cantor usa a plataforma para se conectar com os fãs, deixando, por exemplo, que eles escolham as faixas que serão transformadas em videoclipe do álbum mais recente.
Além de contribuir para a economia do país, a agroindústria é responsável por gerar empregos nos locais em que está presente, contribuindo também para o desenvolvimento da comunidade em seu entorno. As empresas que recebem produtos vindos da agricultura, pecuária, silvicultura (florestas) e piscicultura (peixes) fazem o beneficiamento para destinação ao consumidor final. Entre as principais representantes do setor estão as empresas de bioenergia, proteína animal, grãos e óleos. O desenvolvimento da agroindústria é outro benefício que vem atrelado ao crescimento do agronegócio. É interessante que isso já tem ocorrido no Brasil; nos últimos anos, a região do cerrado tem sido palco para a produção de vinho, um nicho de mercado em ascensão no país.
O Youtube permite integrações com outras redes sociais e canais de comunicação, como blogs, Facebook e Instagram. Então você pode postar um vídeo e compartilhá-lo com as outras redes sociais, ou Quanto vale um canal do YouTube colocar um link para um post em seu blog durante o vídeo e vice-versa. O site consegue ter 5 bilhões de vídeos assistidos todos os dias e mais de 300 horas de conteúdo carregados por minuto.
Enfim, o caminho para descobrir seus pontos fortes e pontos fracos pode parecer desafiador, mas vai te ajudar muito a se conhecer e falar de si próprio com muito mais confiança. O vídeo é um formato de conteúdo capaz de informar, entreter e emocionar sua audiência. Além disso, são práticos para visualização, o que facilita seu compartilhamento por usuários nas redes sociais. Segundo dados do Google, o YouTube é o segundo site mais acessado do mundo, perdendo apenas para o próprio Google e, ademais, também é o segundo maior buscador da internet. Isso significa que ele virou um meio de entretenimento, diversão, busca de informação, aprendizagem, educação e muitas outras coisas.
Aliás, quando o primeiro vídeo no YouTube foi postado, em 2005, não existia essa figura do criador, muito menos uma economia centrada nele. Agora vemos um próspero ecossistema de mentes criativas e potências da mídia. Enquanto outras plataformas oferecem 15 segundos de fama, o YouTube é onde se constroem carreiras e negócios sustentáveis há 15 anos. Os influenciadores digitais estão criando formatos para se comunicar em diferentes plataformas, se mantendo inovadores e presentes. Stories, vídeos, lives, posts, podcasts, dentre outros, são as maneiras de impactar sua base de seguidores de forma divertida e com conteúdos variados. Infelizmente, não existe o conceito de “conteúdo de usuário específico” no YouTube.
Por isso, ao invés de apenas mencioná-los durante a entrevista, você pode considerá-los pontos de desenvolvimento profissional e buscar essas habilidades que estão faltando. Essa é uma boa resposta porque sinaliza o ponto mais forte que é a resolução de problemas/conflitos e dá uma justificativa (ver as coisas sob perspectivas diferentes). “Eu acredito que o meu ponto mais forte seja a resolução de problemas. Geralmente, eu consigo observar uma situação sob diferentes perspectivas e isso me ajuda a fazer o meu trabalho mesmo diante de situações desafiadoras.
