Entenda como o YouTube Surgiu e Revolucionou o Mundo Digital Guru do Marketing Digital


Assim que foi comprado pelo Google, o YouTube se consolidou como peça fundamental para o consumo de conteúdos na internet. Agora, o YouTube é uma das principais formas pelas quais as pessoas assistem a conteúdo de vídeo online. A compra pelo Google foi vista como uma oportunidade para o YouTube expandir o seu alcance. Afinal, o Google ofereceu ao YouTube a sua tecnologia, infraestrutura, publicidade e parcerias. Por exemplo, a ligação com o Google AdSense, que permite que criadores de conteúdo usem ferramentas, como um editor de vídeo, conversor de texto em fala e possam ganhar dinheiro com anúncios na plataforma mesmo sem aparecer. A equipa do YouTube moveu montanhas para conseguirem colocar vídeos embebidos na plataforma MySpace, por forma a facilitar a partilha e visualização de vídeos, com a vantagem acrescida do YouTube ganhar exposição.

Aspectos técnicos do vídeo no YouTube

Ao mesmo tempo, o site era responsável por garantir 65% do mercado audiovisual na internet. Apesar de ainda não oferecer tecnologias de monetização, o site também recebeu um importante vídeo de campanha da Nike. O clássico trazia Ronaldinho Gaúcho chutando uma bola repetidas vezes no travessão. Nem mesmo a função de postar vídeos já estava disponível, já que ele só passou a funcionar a partir do dia 23 de abril daquele ano.

No início do YouTube, os primeiros vídeos publicados eram curtos, devido a limitações de espaço e upload. Com a evolução da plataforma e a melhoria das tecnologias, o site passou a abrigar formatos mais longos – como podcasts. Um dos principais desafios que o YouTube enfrentou é a questão da moderação do conteúdo. Com bilhões de horas de vídeo enviadas para a plataforma todos os dias, garantir que todo o conteúdo atenda às diretrizes da comunidade e requisitos legais, seja uma tarefa monumental. A página principal do YouTube também é alterada para destacar vídeos e outras funções, como assinar canais e dar notas de 1 a 5 estrelas para os clipes.

Planeta na Mídia

Com o crescimento exponencial do YouTube, surgiram desafios significativos em relação ao conteúdo inadequado e à moderação da plataforma. Em novembro de 2006, pouco mais de um ano após seu lançamento, o YouTube foi adquirido pelo Google por 1,65 bilhão de dólares em ações. Esta aquisição não apenas solidificou a posição do YouTube como líder de mercado, mas também proporcionou os recursos necessários para continuar crescendo e inovando. A introdução do Shorts ao Youtube pode estar gerando certa confusão na distribuição de conteúdo e afetando alguns criadores de conteúdo. Em 2014, uma nova mudança de CEO colocou Susan Wojcicki no comando do YouTube.

Quem faz o conteúdo

Então, essa multiplicidade de possibilidades do YouTube, de acompanhar essa jornada de consumo de informação, de entretenimento, de conteúdo, acho que é o ponto que faz com que se mantenha relevante. Head de Comunicação e Relações Públicas do YouTube Brasil, Malu Gonçalves destaca que o YouTube acompanhou a evolução da internet. A plataforma se expandiu em termos de conteúdo, com notável crescimento dos podcasts, tornando-se uma das principais para esse formato. A própria plataforma passou por uma profissionalização, evoluindo de vídeos pessoais para um ambiente com conteúdo profissionalizado, acrescenta Fischer. O professor da Unisinos alerta que é preciso cuidado em relação à autoridade dos criadores, sobretudo ao tratar de temas sensíveis como saúde.

Qual a origem do YouTube?

O YouTube catalisou uma mudança significativa na forma como as pessoas globalmente consomem mídia. Ou seja, antes visto apenas como uma plataforma de compartilhamento de vídeos, hoje é reconhecido como um poderoso meio de educação e entretenimento, influenciando profundamente a cultura digital contemporânea. Ao longo dos anos, o YouTube enfrentou desafios significativos, incluindo questões de direitos autorais e conteúdo questionável.

Ainda no canal, é possível assistir videos sobre alguns cursos e profissões, videos sobre os programas de acesso compra canal youtube ao ensino superior do Ministério da Educação (MEC), como o SiSU, e mais dicas para mandar bem nos estudos. E aqui, quanto mais simples o vídeo for, maior é a possibilidade de se tornar um viral compartilhado e visualizado milhões de vezes.

Atualmente, 99% dos usuários que consomem conteúdos em vídeo passam pelo YouTube em algum momento. Navegando pelas turbulências de um cenário digital sem fronteiras, o YouTube confronta obstáculos titânicos relacionados à censura e às rigorosas leis de direitos autorais. Inúmeros são os episódios onde conteúdos velejam por águas tumultuadas, suscitando debates acalorados sobre o limite entre a censura necessária e a supressão da liberdade de expressão. Neste palco dinâmico, criadores de conteúdo e espectadores encontram-se num cerne de tensionamentos quase tangíveis, evidenciando a luta constante na balança da jurisprudência global. Conforme o tempo marchava incólume, o programa de Parceria do YouTube foi formalmente consagrado, permitindo que criadores de conteúdo gerassem receita a partir de seus vídeos.

Os primeiros meses do YouTube foram bastante desafiadores, com pouco tráfego e poucos usuários. No entanto, a plataforma rapidamente se tornou popular entre os jovens, que começaram a compartilhar vídeos engraçados e caseiros. Em 2006, o site passou de 4,9 milhões para 19,6 milhões de usuários e aumentou a fatia no uso do tráfego da internet mundial em 75%.

Em fevereiro de 2017, havia mais de 400 horas de conteúdo publicado no YouTube a cada minuto e um bilhão de horas de conteúdo sendo assistido no YouTube todos os dias. Em outubro de 2020, o YouTube foi o segundo site mais popular do mundo, atrás do Google, de acordo com a extinta Alexa Internet. Em maio de 2019, mais de 500 horas de conteúdo de vídeo foram carregadas no YouTube a cada minuto.[1] Com base na receita de publicidade trimestral relatada, estima-se que o YouTube tenha US$ 15 bilhões em receita anual. Com ela, os usuários podem assistir a vídeos sem serem interrompidos por anúncios.

Em fevereiro, o nome de domínio foi registrado na sede acima de uma pizzaria na Califórnia. Após um período de testes beta, o site foi lançado em dezembro de 2005 e um comercial da Nike se tornou o primeiro vídeo a receber um milhão de visualizações. Concomitantemente, a inteligência artificial (IA) se posiciona como um vetor de inovação, com o potencial de personalizar a experiência do usuário de maneiras antes inimagináveis. Envolve uma imersão profunda nas nuances culturais, nos valores e nos símbolos que moldam o conteúdo de forma a promover um diálogo verdadeiro e enriquecedor com sua audiência global. O YouTube, portanto, transforma-se num diplomata da cultura, um mediador que permite aos diversos cantos do mundo compartilhar suas peculiaridades, revelando a beleza e a complexidade da experiência humana em sua forma mais pura.

Você pode gravar com a câmera do seu celular, usar um bom editor de vídeo gratuito e compartilhar todos os dias. Com isso, é possível ganhar dinheiro após atingir 4 mil horas assistidas ou 1 mil inscritos. E por isso hoje vamos revisitar a história do YouTube, como começou, seus percalços e tudo o que fez essa plataforma ser essa gigante que é hoje. Manter-se relevante é um desafio constante para qualquer plataforma que esteja no universo digital, afirma Malu. Em 25 de outubro de 2012, o slogan do YouTube “Broadcast Yourself” foi retirado devido à transmissão ao vivo do debate presidencial dos Estados Unidos. A partir de 2008, o site apresentou uma série de Pegadinhas do Dia da Mentira todos os anos até 2016.

Foi como se eu estivesse descobrindo um segredo, um documentário extenso e sem curadoria da vida humana. O YouTube diz que oferece aos usuários várias maneiras de gerenciar as recomendações e os resultados de pesquisa da plataforma, como a exclusão do histórico de exibição. Uma forma de o YouTube medir seu sucesso é por meio da sua “taxa de visualização de conteúdo com violações”.