Este plano de aula tem como foco a temática do meio ambiente, sustentabilidade e clima. Focado na defesa da preservação do meio ambiente, o plano propõe uma série de práticas educativas que visam a conscientização dos alunos sobre a importância da sustentabilidade no contexto cotidiano e global. O objetivo é estimular uma reflexão crítica sobre as ações humanas e seus impactos no planeta, promovendo uma cultura de responsabilidade e cuidado com o meio ambiente.
Na educação a distância, é possível incluir digitalmente faixas etárias elevadas, investir em conteúdo acessível para pessoas com deficiência e assegurar que alunos trabalhadores possam dar continuidade aos estudos de forma conciliatória à rotina empregatícia. E para garantir uma boa performance, você deve melhorar a sua concentração. Isto é, ser capaz de ficar atento por longos períodos de tempo assistindo às aulas online. Melhor dizendo, sua capacidade de selecionar a atenção para uma determinada atividade (realizar um fichamento de artigo acadêmico, por exemplo).
Isso porque, no ambiente digital, a concentração dos usuários tende a ser muito reduzida. Afinal, a internet é um universo infinito de possibilidades e distrações presentes a todo tempo. Nesta plataforma, além do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizado, existe o LMS – Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, que garante a integração das informações para um melhor acompanhamento do tutor. Levando essa habilidade para sua vida profissional, você vai ser capaz de desenvolver projetos de longo prazo, lidar com crises, se concentrar e agir sob pressão e ter atitudes responsáveis, por exemplo. Afinal, essa modalidade gera alterações em seus hábitos e cotidiano que você precisa se adaptar.
A 9ª edição do Jornal Fala! EAD está imperdível
No entanto, é importante que o professor tenha essa sensibilidade e abertura para compor sua aula conforme as necessidades dos alunos. Por isso, é importante que o professor abra esse espaço e, em uma proposta curso online com certificado de aula ao vivo, em que os alunos estão todos ali, é mais fácil que eles se exponham e conversem uns com os outros. Até porque, convenhamos, uma aula ao vivo não deve ser uma oportunidade para o professor palestrar, certo?
Aliás, é bem sintomático que o País tenha estado em suspenso para discutir a redução do IRC em 1 ponto percentual e o IRS Jovem. Diria como pontos positivos o equilíbrio das contas públicas – ainda que à custa de uma carga fiscal elevada – a valorização das carreiras na Função Pública e o reforço do investimento público (além do PRR). Como pontos negativos, o atraso na implementação de reformas estruturais e a elevada carga fiscal.
O ensino à distância é eficaz como no ensino presencial?
Imagina poder viajar sem se preocupar com faltas e conciliar com a faculdade, por exemplo? Com o EaD o aluno pode acompanhar as aulas enquanto viaja, visto que para o ensino à distância o que é necessário é apenas computador e acesso à internet. Em suma, o ensino à distância, também conhecido por EaD é uma modalidade de ensino que usa a tecnologia no processo de educação e aprendizado.
Desvantagens do EAD
Com isso, conseguimos juntos chegar em bem menos tempo no que você mais pretendia com minhas aulas. Em semanas, nós podemos crescer juntos e aprender o que, normalmente, você aprenderia em meses. Uma das reclamações mais ouvidas a respeito da modalidade, e que deve ser mencionada entre as vantagens e desvantagens da EAD, é a falta de contato presencial — o chamado “olho no olho”. Até aqui, listamos alguns comportamentos e habilidades que a educação a distância desperta nos estudantes. A maior parte da educação a distância acontece on-line, em ambientes de aprendizagem, canais de diálogo e fóruns especializados. Portanto, um profissional que concluiu sua graduação a distância é alguém determinado, que soube usar a flexibilidade a seu favor.
Ou seja, existem ferramentas que os permitem interagir entre si, com professores e tutores. Dessa forma, é desenvolvida a autonomia e disciplina pelos estudantes, permitindo que o ensino deixe a verticalização de lado e seja mais colaborativo. Foi a tecnologia que possibilitou esse encontro virtual, não tão adequado, mas que salvou o ano letivo de milhares de alunos em 2020 – e continua para muitos em 2021. As escolas que não tinham os processos de informatização bem estruturados foram as que mais sofreram e, hoje, podem ver com mais clareza a importância de ter estrutura digital. Nesse sentido, vamos partir do pressuposto que a aprendizagem online traz comodidade e autonomia para os estudantes que desenvolverem o seu aprendizado no conforto de suas casas com o apoio dos educadores e de sua família. A despeito de todas as vantagens, as aulas online apresentam também desvantagens importantes, entre as quais se destaca o isolamento social.
Embora a penetração da Internet tenha crescido aos trancos e barrancos nos últimos anos, no entanto, em cidades menores e vilas, uma conexão consistente com uma velocidade decente é um problema. Já você, aluno, solicite aulas ao vivo nas instituições de ensino e, mais do que isso, desfrute desse momento como se de fato você estivesse dentro da sala de aula. Exija a melhor experiência possível, pois independente de virtual ou presencial, é obrigação de qualquer escola oferecer um ensino de qualidade. Por isso, vamos destacar aqui as principais vantagens e desvantagens das aulas online para você entender qual método é melhor para as suas aulas e o seu perfil de professor. No entanto, nos últimos anos, temos visto um crescimento muito grande dessa prática em muito mais instituições… Não são poucas as famílias do mundo vivendo circunstâncias parecidas em meio à pandemia do novo coronavírus.
Sem canais de comunicação, eles desconectam-se da instituição e se sentem menos participantes dela. A gamificação é uma estratégia relativamente recente que propõe alternativas do mundo dos jogos para aumentar o engajamento dos alunos, seja na aprendizagem online, seja nas aulas presenciais. Para tanto, sua gestão pedagógica deve ter um canal aberto de comunicação com o aluno, assim como com os pais e responsáveis, como é o caso do Portal do Aluno do Sponte. Questione como está indo a evolução nas aulas online, avalie a satisfação de todos e veja como é possível melhorar. Por isso, é importante para o professor entender quais são as dificuldades de seus estudantes e como eles são afetados por elas em um ambiente de aulas online.
Como o relatório da Unesco aborda, a tecnologia pode, sim, ser uma aliada, desde que a gestão escolar tome ações que possibilitem o seu uso consciente e inclusivo na educação. Os alunos são nativos digitais e convivem diariamente com esses recursos e, como a escola faz parte da vida deles, é importante pensar em como levar a tecnologia para o contexto educacional. Apesar do uso excessivo do celular trazer prejuízos, o uso consciente desse dispositivo oferece muitas vantagens em sala de aula. Nos últimos anos, principalmente após a pandemia, muitas escolas viram crianças e jovens aumentarem o tempo de uso de dispositivos móveis dentro das instituições, o que pode ter chegado a um limite insustentável. Eles estão constantemente no mesmo ambiente que o professor, a equipe pedagógica e o gestor escolar. Tirar dúvidas, dar orientações ou organizar trabalhos depende apenas de trocar algumas palavras.
Já em São Paulo, diversas escolas particulares estão adotando medidas para restringir o uso dos aparelhos. No Brasil, várias escolas públicas e particulares vêm restringindo total ou parcialmente o uso do celular em sala de aula e até mesmo durante os intervalos, seguindo uma tendência que já foi aplicada em diversos países, como Canadá e Estados Unidos. Cada vez mais a tecnologia está presente no dia a dia das pessoas e na escola não é diferente. Nesse contexto, o uso do celular em sala de aula é uma questão debatida há vários anos e que vem sendo muito discutida nos últimos tempos.
“Há muito tempo, quando cursos com esse modelo abriam, as instituições faziam apenas uma adaptação do presencial. No entanto, isso não funcionava direito, porque a modalidade online precisa de interações e dinamismo. É fundamental ter outros recursos e boas tecnologias”, comenta Katia Coelho. Porém, ainda existem estudantes que precisam, sim, do contato físico, cara a cara, para poder aprender melhor o conteúdo. São aqueles que gostam de trocar ideias com os colegas e, especialmente, com o professor, para se sentirem mais seguros. Outra desvantagem é para os professores que, devido à falta de concentração, precisam inovar e oferecer conteúdos atrativos e criativos.